Por que escrever?

Várias pessoas não acreditam no potencial das palavras, outras já me disseram que não posso mudar o mundo e um outro tanto questiona se alguém vai querer ler alguma coisa de um desconhecido. Parece assustador, mas todas esses questionamentos e afirmações podem ser resumidos na pergunta que dá título a esta página – Por que escrever?

Porque acredito no poder do conhecimento. Informação é a fonte geradora de opiniões e a coisa mais fantástica desse processo é sua característica cíclica onde a informação alimenta a opinião que por sua vez alimenta a construção da informação.

Muitas vezes opinamos sem ter a informação ou, possuindo-a, é possível que a mesma esteja em um estado incompleto ou de incorreção. Não há mal nisso. Opinar não é estabelecer uma verdade absoluta mas sim expressar o que se pensa sobre determinado assunto.

A única coisa que não podemos esquecer é que vivemos em um país democrático e que o respeito às diferenças é fundamental para o convívio harmônico em sociedade.

Assim, ao escrever, eu coloco para fora tudo o que concordo ou discordo, tudo que eu considero que alguém mais além de mim também deveria saber, imaginar, ponderar ou partilhar. Estejam certos que buscarei sempre a melhor e mais educada forma de tratar os diversos assuntos que aparecerão por aqui.

Enfim, porque expressar é preciso.